Quando falamos em festas juninas e nos seus perigos a primeira coisa que pensamos é nos fogos de artifícios, mas seus riscos não se limitam a isso, existem muitos cuidados com as festas juninas que devemos nos preocupar e na postagem de hoje vamos falar um pouco sobre esses riscos.
Cuidados com as festas juninas
Nos meses de Junho e Julho são realizados as famosas festas juninas, uma festa que acontece todos os anos, algumas cidades levam essa data muito a sério, realisando verdadeiras obras de artes em eventos festivos, mascuidado com as festas juninas, por traz de uma festa linda podemos ter muitos acidentes e muito contratempo, por isso devemos tomar muito cuidado para não criar situações de risco para você e sua família
Nem tudo é festa, muitos acidentes acontecem, principalmente com crianças e idosos e na postagem de hoje vamos falar um pouco sobre os cuidados com as festas juninas, como prevenir acidentes e situações complicadas.
Vamos as dicas:
- Atenção com as crianças
As crianças tem uma certa tendência a gostarem do perigo, então fiquem muito atentos a piscinas, muros, ferramentas espalhadas ao ambiente, cordas, coisas pontudas e principalmente fogos de artifício e fogueiras.
- Comidas diferentes.
Muitas crianças e também adultos possuem alergias a determinados alimentos, como é o caso do amendoim, principal ingrediente usado nos alimentos juninos, antes de dar qualquer doce as crianças pergunte aos pais se não tem alergias a nenhum alimento.
Essa dica também vale para adultos, muitos alimentos juninos são carregados em óleo, sal, bebidas alcoólicas entre outros, que pode afetar a pressão de idosos .
- Fogueira.
Nunca faça fogueiras em locais fechados, parece óbvio, mas muitos incêndios são causados por besteiras como essa, a pessoa acha que vai fazer uma fogueirinha de nada e a coisa sai do controle, então fogueira só em locais abertos, longe de fios elétricos e o tempo todo supervisionado por adultos responsáveis.
- Tapetes no ambiente.
Outra dica que ninguém dá conta, em festas juninas reúnem se muitas crianças e idosos, as crianças tendem a correr a casa toda e os idosos tendem a ter dificuldade de andar, nos dois casos, tapetes se tornam um verdadeira armadilha , com risco de tropeço e tombos.
- Balões.
Não temos mais muito o que falar dos malditos balões, além de muito perigos é crime!!! não aos balões né!
- Som.
Nunca fique próximo ao aparelho de som, eles emitem um som muito além do que nossos ouvidos podem suportar, podendo ocasionar danos irreversíveis a nossa audição.
- Respeite os vizinhos.
Quer evitar confusão com seus vizinhos então mantenha o bom senso com o som alto e a bagunça, existem leis que devem ser respeitadas .
- Bebidas alcoólicas
Muito cuidado com o excesso de bebida alcoólica, além do prejuízo que todos sabemos elas podem alterar a pressão , pondo em risco a vida dos idosos , e claro nunca dê bebidas alcoólicas a crianças, por mais fracas que sejam.
- Fechar as ruas.
Lembre se de que seu vizinho pode não gostar de festa junina e pode precisar tirar o carro da garagem no dia da festa, então lembre se de que tem que ter a autorização de todos os moradores da rua para fazer a festa na rua e só pode fechar a rua mediante autorização da prefeitura, com o risco de multa caso não tenha a autorização.
- Fios elétricos.
Colocar bandeirinhas faz parte da tradição, então muito cuidado ao colocar bandeirinhas em postes, cuidado com o risco de choque e claro com curto circuito, pode ocasionar incêndio e muita dor de cabeça.
- Festas juninas em chácaras e sítios
Muitas pessoas alugam chácaras para suas festas, muito legal, mas antes de alugar faça uma analise muito detalhada do lugar, veja se não há riscos, a qualidade da fiação elétrica, se há segurança, se não existem poços ou buracos abertos que coloquem em risco a vida das crianças.
Roubos e furtos nas festas juninas.
Muitos bairros fazem suas festas na rua, em frente a igreja, essas são as melhores festas juninas, mas existe um grande risco de ser assaltados e furtados, então sempre que possível deixe o carro em casa, saia a pé, pois geralmente é no seu próprio bairro, vai evitar de procurar vaga para estacionar e não vai correr o risco de ter seu carro roubado ou furtado.
Outro detalhe é sair com pouco dinheiro e pertences, evite jóias a vista, celulares na mão, evite contar dinheiro em público, não dê dinheiro as crianças e claro sempre alerta ao que acontece ao seu redor.
- Oriente suas crianças a um ponto de referencia
Deixe bem claro para seus filhos um ponto de referencia em caso de se perderem, se isso acontecer eles irão ao ponto de referencia facilitando o reencontro, isso deve ser feito mesmo que a criança esteja com celular, ele pode perder ou ser furtado.
- Brigas
Infelizmente, muitas brigas ocorrem nas festas juninas de bairros, então ao primeiro sinal de tumulto, pegue sua família e sai de perto, evite ser curioso, uma garrafa, um copo, pedra e até mesmo tiros podem sobrar para quem estiver perto.
- Saia cedo das festas de bairro.
Um detalhe muito interessante é que até a meio noite mais ou menos, as festas de bairro são repletas de famílias, mulheres idosos, crianças, mas a partir dai, as famílias saem e fica apenas , ou na maioria, jovens, que consomem álcool e até drogas, os ladrões oportunistas preferem esse horário para começarem a agir então, deu meia noite, pegue sua família e simbora!!!
Bom, seguindo essas dicas você poderá curtir sua festa sem problemas.
Até mais pessoal
0 Comentários
Deixe seu comentário aqui abaixo...