Advertisement

Ad code

Curiosidades Sobre o Café


Diversas pessoas no mundo tomam o famoso café por diversos motivos seja para trabalhar, para despertar ou até mesmo por questão de gostar mesmo.

O consumo é variado, seja com leite, chocolate, com água, chantili, enfim de qualquer modo que você goste.

Mas você já ouviu falar de como surgiu o café?

Dizem que o café foi descoberto quando um pastor da Etiópia (África) chamado Kaldi notou que suas cabras ficavam mais espertas quando comiam as frutinhas vermelhas de um determinado arbusto, e resolveu experimentar, e percebeu que o deixava mais ativo para o trabalho.
Sabendo disso um monge das proximidades usou como infusão para ver se conseguia ficar acordado à noite para rezar e conseguiu, isso ocorreu no século VI.

Desde então a descoberta estava feita, e começou assim pelo Oriente até chegar a Pérsia. Os primeiros a torrar os grãos foram os árabes que espalharam pelo mundo, e deram o nome de Kahwah, que quer dizer na língua deles força.


Teve também uma lenda muçulmana que foi Arcanjo Gabriel quem criou para dar forças a Maomé que após beber conseguiu derrubar quarenta cavaleiros e conquistar igual número de damas, ai surgiu então o marketing que transformou o café em larga escala.

Foi graças aos holandeses que o café ficou conhecido no mundo, isso ocorreu no século XVII, ele foi consumido inicialmente como remédio para vários males. A partir desse século o café passou a ser uma bebida.

Agora que sabemos da história, surge uma nova pergunta, faz bem a saúde?

Bom, dizem que o café é bom para saúde ajudando a evitar as seguintes doenças:

Cirrose hepática

Doença de Alzheimer

Asma

O cancro do cólon

Diabetes tipo 2

Os cálculos biliares

Alguns tipos de dores de cabeça

A doença de Parkinson

Agora aquela pergunta que parece boba, café vicia?

Vicia. Como saber se estou viciado?

Simples, vê a quantidade que você esta tomando todos dias, se você ta tomando uma garrafa inteira por dia sozinho, meia garrafa em questão minutos ou horas, você realmente esta viciado.

E o que fazer para evitar o vicio e saber se não estou viciado?

Pra evitar o vicio, você deve tomar moderadamente, de preferência de manhã e se você quiser no café da tarde e pronto não mais do que isso.

Pra você saber que não está viciado, basta você mesmo ver, quantos você tomar por dia, você sente falta quando não toma algum dia da semana, e já ta tudo bem, café de mais ao invés de ajudar acaba fazendo mal.

Mas por falar em fazer mal, não podemos esquecer que nem tudo é um mar de rosas, infelizmente existem problemas associados ao café como:

O café é geralmente feito numa cultura fortemente pulverizada, portanto cada chávena de café não orgânico expõe-o a uma dose de pesticidas tóxicos.

Pior ainda, muitos desses produtos químicos proibidos nos Estados Unidos pela sua toxicidade são ultra exportados para países sul-americanos.

Alguns destes produtos químicos são conhecidos por serem usados nas plantações de café que por sua vez, exportam o seu café de volta para os Estados Unidos. Dependendo do seu caso. Você deve beber café descafeinado, e em pequenas quantidades, ai irá sentir os benefícios do café descafeinado.

Se você beber café descafeinado, não se esqueça de usar um método não químico.

Se você utilizar uma maquina de café, os filtros de café, não devem ser filtros branqueados. Os brancos mais claros podem ser branqueados com cloro.


Só isso?

Não. Ainda possui a desvantagem, normalmente se tem vantagem existe infelizmente a desvantagem que iremos falar agora que é:

A cafeína pode causar fortes oscilações da glicose no sangue, causando hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue).

Os sintomas incluem fraqueza, nervosismo, sudorese, tremores e palpitações cardíacas.

A cafeína pode aumentar a pressão arterial e o colesterol.

A cafeína pode afetar a produção de ácido clorídrico no estômago, causando uma má digestão. Ela está associada com risco aumentado de úlceras, refluxo ácido, e síndrome do intestino irritável.

A cafeína pode causar irritação na pele.

A cafeína pode ter um efeito prejudicial no corpo de equilíbrio cálcio-fósforo, que é associada com artrite reumatoide e osteoporose (ossos porosos).

A cafeína pode piorar a sua síndrome pré-menstrual, e os sintomas da menopausa.

A cafeína pode afetar a qualidade do seu sono. O fato de você ter construído uma alta tolerância a cafeína não significa que a qualidade do seu sono não fique comprometida.

A cafeína pode também agravar os sintomas de insônias, ataques de pânico e ansiedade.

A cafeína pode aumentar o risco de aborto espontâneo, malformações congênitas, tais como fenda palatina, e baixo peso à nascença em bebês.

As mulheres grávidas devem evitar sempre a cafeína. A cafeína é uma droga estimulante que facilmente atravessa a placenta para o feto em desenvolvimento e também é transmitida através do leite materno.

Se você toma regularmente mais de 100 mg de cafeína (cerca de metade de um copo de café) por dia, provavelmente você está viciado em cafeína e pode ter alguns sintomas de abstinência, como dores de cabeça , fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e rigidez muscular.

Beber café reduz o cálcio no organismo.

Se você está grávida saiba que é necessário evitar enquanto estiver amamentando e durante gravidez por que?

Pois pode causa.

Problemas digestivos,

Problemas intestinais,

Síndrome da fadiga crônica,

Cálculos biliares,

Úlceras,

Ansiedade ou transtorno de pânico doenças cardíacas,
Colesterol alto,

Hipertensão,

Hipoglicemia,

Insônia,

TPM,

Menopausa,

Osteoporose,

Irritações de pele

É gostoso tomar café, tomamos principalmente pra escrever os artigos para o blog, mas tudo que é demais faz mal, e se você for uma pessoa que se cuida, se alimenta bem, toma café na hora certa, não vemos mal algum em consumir, mas isso fica no critério de cada um.  

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

google.com, pub-9856771578248447, DIRECT, f08c47fec0942fa0